UM BLOG DEDICADO AO MOTOCICLISMO, VOCÊ AMA MOTOS? VEIO AO LUGAR CERTO!

12 dicas de como trocar o óleo do motor da moto

Quem possui uma duas rodas deve saber os cuidados a tomar com a moto. A parte externa não é a única coisa importante a cuidar. A interna, principalmente, deve receber vistorias e consertos quando algo estiver danificado. O óleo do motor é um dos itens que se deve obter atenção. A troca do óleo da moto é barata, já o conserto de um motor danificado por descuidos com óleo pesa e muito no seu bolso.

Se a moto tem um motor refrigerado a ar – geralmente as monocilindros de 100 a 300 cc – saiba que não é somente o vento da superfície do cilindro ou um sopro no radiador de óleo que faz com que a moto mantenha a temperatura ideal de exercício. Nestes motores o óleo, além de minimizar atritos internos, também espanta o calor excessivo que quase sempre faz com que a moto tenha quebras ou desgastes precoces.

Mas de quanto em quanto tempo se deve trocar o óleo do motor? É imprescindível que as regras do manual do proprietário com relação à especificação numérica (5 W 40, por exemplo) sejam seguidas. Com isso é possível que até mesmo o próprio dono do veículo realize essa troca, basta ter atenção. Seguindo algumas dicas que a TaCerto.com preparou é possível completar a ação com facilidade:

1. Informe-se sobre a necessidade de substituir ou não a cada troca a arruela do referido bujão (parafuso, geralmente de cabeça sextavada, que está na parte inferior do cárter do motor) – o dado pode ser encontrado no manual do proprietário.

2. Verifique se você tem a ferramenta adequada para soltar o bujão. Normalmente tal ferramenta comparece no kit de ferramentas da maioria dos carros.

3. Solte o bujão lembrando de colocar sob o cárter um recipiente para armazenar o óleo usado.

4. Antes de começar a troca aqueça o motor. O óleo quente e menos denso fará com que o líquido saia mais fácil do cárter do motor.

5. Deixe o óleo escorrer por volta de cinco a dez minutos, lembre de retirar a tampa superior por onde entrará o óleo novo (sem tampa o óleo escorrerá mais rápido).

6. Feche o bujão sem apertá-lo demais. É possível verificar o torque necessário no manual do proprietário. Apesar disso, nem todos os carros possuem torquímetro, então basta usar o bom senso e não apertar demasiadamente, assim como não se deve deixar o bujão frouxo demais.

7. Um funil será um ótimo aliado para colocar o óleo novo e evitar uma sujeira maior. Certifique-se da quantidade exata de óleo (consta no manual do proprietário).

8. É importante verificar o nível antes de completar a ação. Atualmente existem motos com visores transparentes com marcas do nível máximo e mínimo. Em outras que ainda não possuem ente avanço, existe a vareta cuja há a mesma marcação na ponta.

9. O óleo não deve nunca ultrapassar o nível máximo da marcação. Óleo demais é tão nocivo quanto de menos.

10. Após concluir a troca, feche a tampa de abastecimento do óleo e ligue o motor. Veja se não há vazamentos visíveis pelo bujão e, se possível, deixe uma folha de papel debaixo do cárter durante algumas horas, pois assim, se houver vazamento de óleo, o papel irá lhe avisar.

11. Informe-se sobre a frequência de limpeza ou troca do filtro de óleo. Algumas motos com filtros do tipo “cartucho de papel”, devem ter substituição de maneira alternada, troca sim, troca não. Outras com filtro metálico demandam limpeza e não substituição. Consulte o manual.

12. Por fim, dê um destino sustentável ao óleo usado: leve-o a um posto de combustíveis, onde sempre existem tambores para o descarte.

Fonte: Portal Ta Certo
Dica: Mirus Rastreamento

Deixe seu comentário:


Comentários

How To Prevent Prostate Problems And Diseases? Data de postagem: 22/06/2018
The prostate is a vital a part of a male´s reproductive :. It secretes fluids that assisted in the transportation and activation of sperm. The prostate gland is situated just as you´re watching rectum, below the bladder and all around the urethra. When there is prostate problem, it is usually really really irritating and inconvenient for the patient as his urinary method is directly affected. The common prostate health issues are prostate infection, enlarged prostate and prostate cancer.
Ótimas dicas ! Outra coisa que pode ajudar é saber qual o lubrificante correto para seu carro e o volume em litros . Encontrei estas informações no site https://www.webgarage.com.br/ e consegui comparar os preços antes de ir ao mecânico.

Posts relacionados

COBERTURA EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.
Alguns Clientes
  • ABPAC
  • TEP
  • BC2
  • JAS
  • SEM PARAR
  • GRUPO MARBOR
Contato

Av. Engenheiro Juarez de Siqueira Brito Wanderley, 240
4º andar - Eldorado - São José dos Campos - SP
CEP: 12238-565

Tel: +55 12 3307-2005 - contato@mirus.com.br

SAC - Serviço de Apoio ao Cliente

0800 727 0769

Todos os direitos reservados - Mirus Rastreamento e Informática LTDA - CNPJ: 11.952.599/0001-80